segunda-feira, 14 de março de 2011

Curiosidades dos filmes musicais - Parte 2 - "Flashdance"


Flashdance
- O filme foi produzido por Jerry Bruckheimer e Don Simpson, e se tornou o terceiro filme mais assistido naquele ano  e também um dos mais conhecidos da década de 1980, com diversas de suas cenas sendo homenageadas nos anos seguintes.
- Inseguros do potencial do filme, executivos da Paramount Studios venderam 25% dos direitos à Don Simpson antes do lançamento.

- Foram realizados testes por todo o país para o papel de Alex Owens. Entre as finalistas encontravam-se Jennifer Beals, Demi Moore e Leslie Wing. Após o lançamento do filme, foi revelado que algumas cenas foram filmadas pela dançarina Marine Jahan.


Jennifer Beals, Demi Moore e Leslie Wing
-  Não é a atriz Jennifer Beals (que foi indicada ao Globo de Ouro pelo filme) que dança em todas as cenas. A  atriz-dançante foi substituída por dublês nas danças mais perigosas, até mesmo por um bailarino, Crazy Legs que faz o giro no chão.
- A atriz  tinha 19 anos quando fez o filme.

- O pôster do filme, com Jennifer Beals usando um suéter com a gola exageradamente esticada, tornou-se uma das marcas do fime. Tal efeito, entretanto, não foi obtido propositalmente. Beals havia deixado a roupa por tempo demais na lavadora, levando-a a encolher. Para que pudesse usá-la, teve que cortar um grande pedaço na gola
Oscar 1984 (EUA)

- Venceu na categoria de melhor canção original (Flashdance... What a Feeling).
- Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor edição, melhor canção original (Maniac) e melhor trilha sonora.

Globo de Ouro 1984 (EUA)

- Venceu nas categorias de melhor trilha sonora - cinema e melhor canção original- cinema (Flashdance...What a Feeling).
- Indicado nas categorias de melhor filme - comédia/musical,melhor atriz .
- Comédia/musical (Jennifer Beals)e melhor canção original (Maniac).
- A trilha sonora de Flashdance vendeu mais de 700 mil cópias, apenas duas semanas após seu lançamento.
Giorgio Moroder é o cara por  trás de grande parte das melodias do filme. Ele foi o responsável várias trilhas famosas dos 80: “Amores Eletrônicos” (Eletric Dreams, 1983), História sem Fim I e II (Neverending Story, 1984 e 1990), Top Gun (1986), Scarface (1983) e “Gigolô Americano” (American Gigolô, 1980).
 
 

Um comentário: